Mudar de cidade: 4 dicas para escolher a certa

Dicas para mudar de cidade

Existe uma série de cuidados que você precisa ter antes de mudar de cidade. Afinal, essa é uma decisão importante e que precisa de planejamento financeiro e organização. Confira abaixo 4 dicas cruciais que você precisa seguir para escolher o local certo para você!

1) Antes de mudar de cidade faça uma visita

Dicas para mudar de cidade_visite

Primeiramente, para saber se uma nova região é ideal para o seu estilo de vida, o recomendado é que você viaje para lá. Não deve ser uma viagem como turista, mas sim como “crítico”. Assim, você já olhará para as ruas, comércio, prédios e casas com uma visão mais ampla, de morador.

Tente nessa visita fazer algumas amizades, trocar alguns contatos e até visitar imobiliárias para verificar os melhores bairros e oportunidades.

2) Analise quesitos como segurança, transporte, trabalho e infraestrutura

Em segundo lugar, mudar de cidade pressupõe que você busca algo melhor. Por isso, lembre-se de analisar todos os aspectos citados acima quanto a região que pretende morar. Inclusive, vale pesar também as opções de lazer, gastronomia, educação, saúde, comércio e serviços. Afinal, na rotina você precisará de tudo isso.

Não se esqueça de checar as necessidades da sua família também, caso não more sozinho.

3) Esteja com o planejamento financeiro em dia na hora de mudar de cidade

Acima de tudo, esteja com as finanças em ordem. Essa é uma dica de ouro para quem quer mudar de cidade. Imprevistos fazem parte desse processo e você precisa estar preparado para eles, especialmente se for iniciar uma carreira nova (e incerta) ou não tiver um bom dinheiro guardado.

Para evitar dívidas na hora da mudança faça um bom planejamento financeiro. Anote quanto tem para investir na aquisição de um imóvel, descreva a estimativa de cada gasto, desde a compra de novos móveis até o transporte dos seus pertences, e tenha tudo bem calculado. Aliás, esses cálculos devem sempre ter margem para cima.

Também considere ter uma reserva, ou seja, um dinheiro que você não usará de imediato, mas estará na conta para emergências.

4) Estude sobre os custos de vida para mudar de cidade

Dicas para mudar de cidade_custo de vida

Por fim, dentro dessa mesma lógica do planejamento financeiro, antes de fechar negócio estude bem os custos de vida locais. Geralmente, cidades de interior têm gastos mensais menores que grandes metrópoles. Porém, é preciso pesar, além disso, as necessidades da família, como escolas, cursos, transporte, entre outros.

Anote tudo em um papel ou aplicativo de gestão financeira e bata com as suas finanças. Também é fundamental lembrar-se de colocar nessa conta o financiamento da casa nova ou aluguel, caso tenha. Assim como, gastos com condomínio, seguros, luz e outros serviços fixos.

Planejando tudo fica mais fácil e o risco de erro é muito menor. Siga essas dicas e faça boas escolhas!

 

Encontre empresas de mudanças na sua cidade

);