Planilha para organizar mudança: como fazer a sua

Planilha para organizar mudança_como fazer a sua

A planilha para organizar mudança é um excelente recurso para não esquecer nenhuma tarefa nesse período. Dessa forma, ao montar a sua, ficará muito mais fácil controlar cada etapa e saber exatamente o que você precisa fazer ou quem terá que contratar para resolver os tópicos. Confira o que deve estar nessa planilha e a importância de segui-la.

A importância da planilha para organizar mudança

Planilha para organizar mudança

Com certeza você já deve ter parado para pensar no quanto de coisas terá para organizar antes de se mudar. Sem dúvida, se preocupa em como vai dar conta de tudo, além dos compromissos normais, como trabalho, cuidar da casa e das crianças.

Realmente, é muito a fazer, em pouco tempo, na maioria dos casos. Porém, o processo se torna muito mais difícil se você não se planejar. As tarefas serão esquecidas, atropeladas. Da mesma forma, o risco de perder os prazos e arrumar dor de cabeça também aumenta.

Por aí, você já pode imaginar a importância da planilha para organizar mudança, já que nela serão listados todos os detalhes necessários, com prazos e responsáveis.

Como montar sua planilha 

Planilha para organizar mudança_como fazer

Por fim, confira abaixo os itens obrigatórios da sua planilha. Lembre-se que os preparativos devem começar pelo menos um mês antes da mudança. Da mesma forma, não esqueça de incluir aquelas ações que são específicas para as suas necessidades e rotinas, como avisar o colégio das crianças e o trabalho sobre o dia da ida para o novo endereço.

Confira os tópicos:

  • Contratar uma empresa de transporte (30 dias antes);
  • Tirar as medidas de cada cômodo do imóvel novo;
  • Fazer a limpeza pré-mudança (recomendado: uma semana antes);
  • Desmontar móveis e encaixotar os pertences (pelo menos 25 dias de antecedência, para iniciar);
  • Definir para onde irá doar o que não usará mais. Coloque as opções na planilha para organizar mudança por ordem de preferência;
  • Comunicar a mudança e transferir contas e serviços (embora quanto antes melhor, a transferência de alguns deles terá que ficar para cima da hora, como TV a cabo, luz e gás);
  • Checar os horários permitidos para chegar com o caminhão no novo lar doce lar;
  • Comprar os materiais para embalar seus pertences (como fitas, caixas de papelão, plástico-bolha, fitilhos, entre outros);
  • Fazer um kit de sobrevivência para os primeiros dias na casa nova (pode ser na véspera ou até 5 dias antes);
  • Anotar a ordem de cômodos que irá seguir para encaixotar seus pertences, já que o ideal é um por vez, começando pelos que usa menos. Faça o mesmo para a nova casa.

Defina as datas, responsáveis e prazos para cada um desses e dos demais itens. As antecedências indicadas são uma recomendação, mas você pode se programar como achar mais adequado para o seu dia a dia. Organize-se e tenha mais tranquilidade ao se mudar.

Encontre empresas de mudanças na sua cidade

);